sábado, 10 de abril de 2010

" A CULTURA DOS BERRÕES "


A "cultura dos berrões" é uma manifestação proto-histórica peninsular, caracterizada por estátuas zoomórficas de pedra, chamadas em Portugal de berrões.
As estátuas representam animais diversos, tais como porcos domésticos, javalis, touros, cães e em alguns casos, possivelmente ursos.
São estátuas quase sempre de granito, representando os animais em tamanho natural. As representações mais vulgares são as dos porcos do sexo masculino, com as típicas saliências testiculares. Representam porcos por castrar, os porcos de cobrição que em Portugal se chamam berrões.
A zona da cultura dos berrões estende-se especialmente pelo centro da Península Ibérica, abrangendo sobretudo a província portuguesa de Trás-os-Montes e as províncias espanholas de Zamora, Salamanca, Ávila e Cáceres. Santos Júnior, em "A Cultura dos Berrões no Nordeste de Portugal" é de opinião que «esta cultura é uma notável manifestação de ordem espiritual, com fortes raízes implantadas nos castros transmontanos e nas regiões limítrofes de Espanha».
Em Portugal pode dizer-se que os berrões estão confinados ao nordeste, com 49 representações. Sendo 42 achadas no distrito de Bragança e três no de Vila Real.

Sem comentários: